Uma ótima matéria do blog Atulo.
É novato no mundo do iPhone, iPod Touch ou iPad? Tem dúvidas sobre o que é o Jailbreak e quais os seus benefícios e contra-partidas? No Atulo tentamos com este artigo que as suas dúvidas e medos fiquem resolvidos. Neste post vai ficar a saber o essencial sobre jailbreak.
Jailbreak – É o mais óbvio dos conceitos, mas também o mais confuso. O jailbreak é o que permite aos usuários ter acesso a funcionalidades nos iDevices , que a Apple não autoriza ou que ainda não tem implementadas nos seus iDevices. É também a única maneira de instalar o Cydia, que permite ter acesso a aplicações que podem/foram rejeitadas pela Apple. Para quem usa Android, o Jailbreak está para o iPhone como o root está para o Android. No iPhone podemos usar métodos de acesso SSH ao iPhone ou programas como o iFunBox ou iPhone Explorer para navegar pelas partições do iPhone. Muitos receiam fazer o jailbreak com medo que danifique o iDevice. Pois bem até hoje, pessoalmente, ainda não conheci nenhum aparelho que ficasse danificado depois de ter feito jailbreak ou que ficasse danificado quando se tentou fazer jailbreak. O jailbreak não faz a garantia do iPhone desaparecer, porque caso o seu iDevice precise de ir à garantia pode simplesmente restaurar o iPhone e coloca-lo como se viesse de fábrica.
Desbloqueio – É o que permite usar qualquer cartão SIM de qualquer operadora no iPhone. A única maneira de desbloquear um iPhone depende de país para país. Nuns (como Portugal) passados dois anos a operadora pode desbloquear o iPhone se assim o pedirmos. Mas há países onde isso não acontece, e a alternativa é o desbloqueio, só concretizável com jailbreak.
Cydia – O Cydia é um resultado direto do Jailbreak e uma adição à AppStore da Apple. O Cydia é um aplicativo que permite melhorar o visual/desempenho do nosso iDevice. Mas sobre ele temos um artigo dedicado e que aparece numa pesquisa por Cydia no Google. Para quem não tem 3G ou tráfego de dados no seu iDevice existe uma maneira de ter o Cydia no computador e depois passar tudo o que quer instalar para o iPhone através do Cyder. Outras vezes o Cydia dá alguns problemas.
Recovery Mode/DFU Mode – Muitos confudem estes dois termos, mas eles são diferentes. Mas destingui-los é muito fácil: Se o iDevice mostra o logotipo do iTunes com texto “Slide for Emergency” é porque o iPhone está em Recovery Mode. Se for mostrado SÓ o logotipo do iTunes e sem o texto, então está em DFU Mode embora nalgumas situações o DFU Mode possa ser apresentado com um visor completamente branco.
SHSH – Tem dúvidas de porque é que tem de guardar o SHSH sempre que a Apple está preste a lançar novo iOS, ou porque é que o Cydia pede constantemente que guarde o seu SHSH? Quando fazemos uma atualização ao iOS, antes de ele começar podem ler em cima “Verifying restore with Apple”. A Apple apenas assina as versões mais recentes do iOS e se algum de nós atualizar acidentalmente o iOS e quisermos depois fazer downgrade irá dar erro. Com o SHSH guardado vamos conseguir fazer com que o iTunes pense que a assinatura do nosso iOS já foi verificada pela Apple. Isto é muito útil para quem tem o visto em atualizar automaticamente o iDevice ou para quem está dependente de jailbreak ou desbloqueio, mas que fez a atualização não havendo um e/ou outro para a versão do iOS que você tem instalado. Atualmente existem outros programas como o TinyUmbrella que salva o SHSH no seu PC.
Baseband – Isto é aquilo que controla a antena do iPhone, e que tem tudo que ver com o serviço e sinal de rede. É por isso que quem está dependente do desbloqueio tem de ter em atenção antes de fazer qualquer atualização ao iOS, já que a cada iOS novo existe praticamente outra baseband. Por isto mesmo maior parte dos jailbreakers defendem o PwnageTool como melhor ferramenta para jailbreak, já que o PwnageTool faz o jailbreak mantendo a baseband antiga, permitindo depois o desbloqueio, ou seja, torna possível o desbloqueio no iOS mais recente.
Via: Edlsd
Nenhum comentário:
Postar um comentário